top of page

Infiltrações em janelas, falhas executivas nos sistemas.

Atualizado: 20 de ago. de 2021



Convêm apresentar detalhe ilustrativo para facilitar o entendimento do leitor:



A figura acima apresenta desenho didático atividades inerentes a instalação das esquadrias das janelas, com guarnição de alumínio, assentada sobre peitoril com pingadeira de pedra natural.


As anomalias podem ser classificadas em: Endógena (originárias de projeto, materiais e execução); Exógena (originárias de fatores externos a edificação, provocados por terceiros); Naturais (originarias de fenômenos da natureza previsíveis, imprevisíveis); Funcionais (originárias do uso).


Para a eficiência do conjunto de esquadrias (estanqueidade) todas as instalações devem ser corretamente executadas e mantidas, são elas:


Fresta do peitoril (pingadeira), deve estar livre e desobstruída de detritos, caso contrário o sistema se faz ineficiente e a água caminha por capilaridade infiltrando na alvenaria pela parte externa e propagando por capilaridade até a parte interna da edificação, esta patologia pode ser de natureza endógena (no caso de falha construtiva) ou funcional (no caso de falha na manutenção).


Vedante (silicone neutro), outra patologia que pode ser evidenciada neste conjunto com o mesmo resultado aparente é a ausência (patologia endógena) ou ressecamento do vedante (patologia natural) utilizado para preencher frestas do conjunto alvenaria x esquadria, e por consequência propiciar a estanqueidade do mesmo.


No caso de ausência do vedante (silicone neutro), infiltrações fatidicamente serão observadas pelo usuário na ocorrência das primeiras chuvas com incidência de vento, no caso de ressecamento cabe ao usuário o reparo e manutenção preventiva do conjunto.


Elementos de fixação perfurantes. infiltrações também podem também ser originárias por furos e parafusos utilizados para a fixação da esquadria na alvenaria, se não houver a correta vedação e/ou calafetação (patologia endógena) ou manutenção do conjunto (patologia funcional) a umidade pode propagar do exterior para o interior da alvenaria pois o conjunto fica ineficiente e não estanque.





bottom of page