A IMPORTÂNCIA DA INSPEÇÃO PREDIAL PARA A SEGURANÇA E VALORIZAÇÃO DAS EDIFICAÇÕES E DOS CONDOMÍNIOS
- José Edvaldo Moreira Costa Júnior

- 28 de abr.
- 2 min de leitura
A inspeção predial é um procedimento essencial para garantir a segurança, o conforto e a valorização dos condomínios. Trata-se de uma avaliação técnica detalhada, realizada por profissionais habilitados, que identifica anomalias, falhas construtivas e necessidades de manutenção preventiva, prevenindo riscos e otimizando a gestão condominial.
De acordo com a ABNT NBR 5674:2012 - Manutenção de Edificações, a inspeção predial é obrigatória para garantir o desempenho, a durabilidade e a segurança das construções.
O artigo 1.348, inciso V, do Código Civil brasileiro, impõe ao síndico a responsabilidade de diligenciar a conservação e a manutenção das áreas comuns.
As normas técnicas brasileiras definem que o processo deve incluir a avaliação das condições técnicas, de uso e de manutenção da edificação, classificando os elementos vistoriados conforme o grau de risco: crítico, regular ou mínimo.
Durante a inspeção, devem ser considerados e avaliados todos os sistemas prediais, mas principalmente os sistemas de coberturas, estruturas, instalações elétricas, hidráulicas, de incêndio e de ventilação.
O objetivo é identificar anomalias (defeitos ou deteriorações) e falhas (erros de execução, projeto ou manutenção).
A coleta de dados é sistematizada e fundamentada em laudos, garantindo que o perito descreva tecnicamente os fatos observados, apresente métodos corretivos e análise eficaz dos sistemas investigados.
A classificação de riscos é essencial, pois anomalias de grau crítico demandam intervenção imediata para evitar riscos à integridade física de pessoas e danos estruturais irreversíveis.
Ou seja, realizar inspeções prediais é investir na segurança, valorização e longevidade do imóvel, pois possibilita a administração e gestão condominial adotar uma de análise de engenharia preventiva e diagnóstica e uma política de manutenção preventiva e não corretiva, conforme as melhores práticas do setor, trazendo economia futura para o condomínio.
Sugestão de leitura complementar:
Leia também: "Obras em condomínios, quais são as responsabilidades do Síndico?"







Comentários